Image
Como calcular pedágio e os custos com a rota?

Como calcular pedágio e os custos com a rota?

Calcular pedágio, pagar combustível e encontrar a rota ideal são tarefas fundamentais para prever gastos e organizar os custos da sua transportadora, concorda? Mas qual é a real importância em planejar esses custos com tanto cuidado? Bom, você não conseguirá se ver livre dessas despesas, já que, para usar o transporte rodoviário de cargas, por exemplo, você precisará necessariamente pagar pedágio de maneira recorrente. 

No entanto, o planejamento financeiro, que consiste na etapa onde esses gastos são levantados, contabilizados e administrados, é essencial para equilibrar seus gastos e alavancar seus lucros

Mas lembre-se: não adianta sair colocando a mão na massa, sem antes estudar o mercado e as opções possíveis. Afinal, o planejamento é mais do que necessário! Entenda mais sobre o tema no nosso artigo. Boa leitura!

O que são custos fixos e variáveis?

Para um bom planejamento, você precisa entender muito sobre os tipos de custos. A categorização vai depender da natureza e do funcionamento do seu negócio. O que importa é conhecer quais são os custos que tendem a se repetir e aqueles que oscilam. Mas vamos às definições!

Custos Fixos

Os custos fixos são aqueles que se mantêm fixos, independentemente do volume de produção. Assim, por mais que o ritmo de produção oscile, os valores são mais estáticos. Como exemplo de custos fixos no setor logístico, temos: 

  • Salários dos funcionários;
  • Licenciamento;
  • Seguro dos transportes, entre outros. 

Custos Variáveis

Já os custos variáveis acompanham o ritmo de produção da organização e, por isso, podem sofrer alterações com o tempo. Dessa forma, poderá haver mudança de acordo com o volume de vendas ou com a prestação de serviços. Em relação à sua transportadora, são exemplos desse tipo de gasto: 

  • Pagamento do combustível;
  • Pedágio;
  • Manutenção;
  • Óleo motor;
  • Óleo caixa;
  • Óleo diferencial;
  • Pneus.

Qual a importância do pagamento do pedágio?

Apesar dos problemas de infraestrutura, que muito são comentados por aí, pagar pedágio não é um gasto inútil ou em vão. Mas, na verdade, as concessionárias existem por motivos bem importantes e têm funções específicas com o intuito de realizar melhorias nas estradas. Ou seja, com o dinheiro arrecadado nas estações de pedágio, cabe a ela investir em:

  • Obras de melhoria;
  • Conservação;
  • Ampliação das rodovias. 
pedágio
Works of extension of a road

Além disso, a concessionária é responsável pelo  bem-estar dos viajantes. Assim, em caso de acidentes e problemas com o veículo, ela deverá dar ao motorista todo o suporte necessário. 

Por exemplo, você já viu carros ou até pequenos guinchos circulando pelo acostamento das estradas? As concessionárias têm a função de fiscalizar o andamento do tráfego e detectar possíveis problemas com o veículo das pessoas que trafegam por ali e estão pagando pela qualidade do serviço prestado.

É importante falarmos também sobre quem determina os valores dos fretes. Os valores são fixados de acordo com o tipo de veículo (carro, moto, caminhão). Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é a concessionária que estabelece o preço da tarifa. Na verdade, os valores e reajustes relativos a cada região são determinados a partir dos índices da Fundação Getúlio Vargas e das prerrogativas do Estado por meio da Secretaria de Transportes.

Vale pedágio obrigatório

Afinal, como fazer o cálculo de rotas com pedágio?

rota-de-pedagio

O cálculo de rotas com pedágio pode ser simulado pela internet de graça. Abaixo vamos apresentar alguns exemplos de ferramentas gratuitas e ainda mostrar um passo a passo de como usar uma plataforma para isso. 

Mas, para usar um simulador com esse foco, é necessário ter em mãos algumas informações, como, por exemplo:

  • Tipo do veículo;
  •  Destinos que serão visitados;
  •  Origem e destino final.

Ferramentas para calcular pedágio

É possível encontrar, hoje em dia, ótimas ferramentas online, que funcionam tanto como sites em navegadores convencionais, como em dispositivos móveis. Quer conhecer alguns exemplos? Segue uma lista com exemplos de plataformas que funcionam como um simulador gratuito para calcular pedágio, combustível, distância e tempo:

Como usar o aplicativo Qual para calcular distância e custo? Confira o passo a passo!

Passo 1

Acesse a ferramenta de graça. Isso pode ser por meio do link: https://qualp.com.br/.Outra possibilidade é fazer download do aplicativo, disponível para Android e iOS, no seu smartphone.

Passo 2

Na página inicial mesmo, no canto direito inferior, você terá acesso ao campo que permite que o cálculo de combustível e as outras despesas sejam feitas. A primeira informação solicitada refere-se ao veículo a ser usado. Pode ser carro, caminhão, motocicleta e ônibus. No caso dos automóveis de grande porte, é necessário informar a quantidade de eixos.

Passo 3

Para calcular a viagem, é obrigatório adicionar a distância entre cidades. Seja o mais específico que puder para ter acesso a resultados reais. Você vai precisar adicionar a origem da rota e o destino. Esses campos são obrigatórios, mas para ter uma visão mais completa, recomendamos que sejam seguidos os próximos passos.

Passo 4

Depois, a ferramenta solicita a quantidade média de Km/L que o veículo costuma fazer. Vale lembrar que esse campo é opcional.

Passo 5

Em seguida, é necessário adicionar o preço médio que costuma ser pago pelo combustível. Essa lacuna não é obrigatória.

Passo 6

É possível calcular a volta automaticamente e também evitar passar por pedágios. Para isso, é só selecionar os boxes que ficam por último.

Passo 7

Após preencher as lacunas, clique em calcular no rodapé. Você receberá os resultados em seguida, na mesma tela. Para fazer novos cálculos, volte para o campo do formulário e selecione o botão limpar. Automaticamente, as lacunas serão esvaziadas. 

E aí, deu para perceber a importância do planejamento dos custos, como pedágio e combustível, né? Não se esqueça: a preparação e organização desses gastos são fundamentais para você incrementar a sua receita.

Caso você esteja a procura de motoristas autônomos para realizar carga para caminhão para sua empresa, conte com a ajuda do TruckPad.

Aqui você pode anunciar sua carga em menos de 15 segundos. É muito fácil, localize e contrate motoristas com 1 clique e acompanhe o frete em tempo real pelo TruckPad.

E, para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.

Até a próxima!