Image
Cargas e fretes: saiba como fazer um bom gerenciamento

Cargas e fretes: saiba como fazer um bom gerenciamento

No universo de cargas e fretes pode parecer difícil organizar, atender os clientes com qualidade e ainda fazer a transportadora ser lucrativa.

Por isso, fizemos esse artigo para você entender o que não pode faltar para que a sua empresa funcione bem, sem sacrificar a produtividade e o aspecto financeiro.

Aqui, você vai ler sobre:

  • O que são cargas e fretes;
  • Os diferentes tipos de cargas e fretes existentes;
  • O cenário atual;
  • Como fazer um bom gerenciamento de frete;
  • As vantagens de softwares para sua gestão de cargas.

O que são cargas e fretes?

Antes de entrarmos na parte da gestão de cargas e fretes, vamos entender melhor esses conceitos.

O frete é o aluguel de um veículo para fazer o transporte de cargas. Ele pode ser feito:

  • De maneira exclusiva: na qual veículo transporta somente a sua carga;
  • Coletivamente: de maneira que várias cargas sejam transportadas para vários clientes diferentes.

Essa atividade também é feita com uma pluralidade de meios de transporte, como caminhões, navios e aviões.

Além disso, o veículo ideal será escolhido dependendo da carga, da urgência e da distância a ser percorrida.

Já a carga é qualquer objeto que será transportado pelo frete. Ele não precisa ser algo grande e nem pesado, apenas basta que seja uma mercadoria a ser transportado pela empresa.

Diferentes tipos de cargas e fretes

Diferentes tipos de cargas e fretes
#ParaTodosVerem: Diferentes tipos de cargas e fretes.

Como as cargas variam bastante, é necessário que existam também várias modalidades de frete. Por isso, vamos entender melhor como se dividem esses dois elementos.

Tipos de cargas

Como buscar frete para o seu tipo de carga? O primeiro passo é entender se você está falando de uma carga lotação ou fracionada. Confira as diferenças entre elas!

Carga lotação

Ela é chamada assim porque pressupõe uma carga tão volumosa que o lote ou quase todo o lote sozinho ocupe o espaço disponível no meio de transporte. Assim, o veículo passa a ficar dedicado somente àquela entrega.

Isso significa que essa carga será entregue direto no destino, sem parar em outros pontos. Afinal, como só há um objeto para transportar, só há um destino para ir. No geral, esse tipo de carga garante:

  • Mais agilidade no serviço;
  • Risco reduzido para extravios;
  • Carregamento e descarregamento único.

Carga fracionada

É chamada dessa maneira porque cada produto ocupa apenas uma fração do espaço disponível no transporte. Por isso, um mesmo veículo irá transportar vários produtos, muitas vezes de clientes diferentes também.

Em termos de prazo para completar o serviço, ele vai ser maior que o da carga lotação. Afinal, são vários os pontos de entrega e o caminhão terá que parar em todos. Já esta modalidade é considerada um transporte com:

  • Maior risco de extravio;
  • Tempo de entrega maior;
  •  porque pode ser que os objetos tenham que ser descarregados mais de uma vez até que sejam entregues.

Tipos de frete

Os tipos de frete se dividem pelas características da sua contratação, o que influencia diretamente nos processos das entregas.

Frete normal 

O mais comum de todos. Afinal, a transportadora, nesse modelo, pega a carga em um cliente e entrega ao consumidor final, sem que outras empresas participem da mesma entrega.

Frete com subcontratação

Nada mais é do que uma terceirização do serviço, com a transportadora contratada trazendo outra empresa para realizar a entrega. A terceirizada irá fazer o serviço integralmente, também sem que outras empresas interajam com ela durante o deslocamento.

É comum para que as transportadoras consigam atender mais lugares no país, sem contratar mais motoristas ou comprar novos veículos.

Frete com redespacho

A transportadora contratada leva a carga até uma parte do caminho e contrata uma segunda empresa para terminar o serviço.

Frete com redespacho intermediário

Existem três transportadoras contratadas para esse serviço. A intermediária é uma empresa que vai pegar a carga de uma transportadora que fez o trajeto inicial e entregar a outra, que fará a entrega ao cliente final. 

Frete vinculado a multimodal

O contrato é feito por tipo de meio de transporte que será necessário para a entrega. Assim, a transportadora contratada cuidará das cargas e fretes de apenas um modal.

O cenário atual de cargas e fretes

Você sabia que estudos de 2014 indicam que os caminhões de frete que circulam pelo Brasil geralmente só estão com 61% da carga que eles são capazes de carregar? Pra piorar o cenário, 39% das vezes que estão em trânsito, os veículos estão circulando vazios!

Isso significa que existem clientes precisando ser atendidos e existem caminhões precisando de serviço, mas os dois não estão se cruzando. É uma perda de capacidade de distribuição por parte do cliente e de faturamento por parte das transportadoras e caminhoneiros.

Nesse sentido, sistemas de gestão de fretes e o uso de um aplicativo de fretes e cargas online pode ajudar também a combinar essas pontas soltas e melhorar a produtividade para todos.

Além disso, no Brasil, ainda não existem leis que padronizam a prestação de serviço de fretes. Por isso, os caminhoneiros têm dificuldade para gerar uma renda segura e satisfatória.

Após as manifestações de caminhoneiros que pararam o país em 2018, foi criada a Tabela de Frete Mínimo, para garantir um faturamento mínimo e mais qualidade para quem trabalha com cargas e fretes. Porém, ainda é apenas um primeiro passo para a profissionalização e o avanço desse setor.

Como fazer uma boa gestão de cargas e fretes?

Quer saber o que você precisa para a sua transportadora funcionar bem? Aqui vão alguns tópicos que não podem ficar de fora do seu trabalho.

Planejamento

Seja no frete e transporte de pequenas cargas ou de grandes entregas, o planejamento precisa ser sempre visto com muito cuidado para não decepcionar o cliente e nem prejudicar o financeiro da sua empresa. Ele deve olhar para o funcionamento da transportadora como um todo.

Afinal, é no planejamento que você vai:

  • Desenhar as operações da empresa;
  • Promover a interação de todos os que se conectam nessa atividade (fornecedores, terceirizados, setores da própria empresa etc);
  • Alocação de todos os recursos da transportadora.

No planejamento também serão levantadas e previstas as metas a serem alcançadas e os gastos que a empresa terá. O objetivo aqui é solucionar os problemas e ajustar os processos para que melhorar o serviço e o atendimento ao cliente.

Otimização de estoque

Essa parte é dedicada ao inventário da sua transportadora, ou seja, as matérias-primas que você usa para fazer o seu negócio funcionar.

Fique de olho:

  • Nas movimentações de itens;
  • Tempo de reposição das mercadorias;
  • Custo de cada fornecedor;
  • Consumo mensal de cada matéria-prima que você usa na sua transportadora. 

O ideal é sempre ter tudo para que as suas atividades não sejam interrompidas, porém não ter demais para não gastar dinheiro excessivamente com o que não está sendo usado.

Gestão de frotas

A gestão de frotas vai olhar mais especificamente para as entregas e as operações dos veículos. Ela permite:

  • Otimizar as rotas percorridas;
  • Garantir a segurança das cargas;
  • Acompanhar o tempo de ociosidade dos veículos;
  • Automatizar os processos logísticos.

Além disso, outras medidas que forem necessárias para reduzir custos e garantir mais produtividade.

Monitoramento

Acompanhe onde estão as suas cargas de fretes para ter noções importantes como:

  • Onde acontecem os desvios;
  • Se os prazos estão sendo plausíveis pras rotas que são feitas;
  • Rastreio para seus veículos e itens de estoque.

Todo esse monitoramento serve para ter maior visão da oferta e demanda de tudo que é necessário e usado dentro da sua transportadora.

Inclusive, meça também os seus indicadores de desempenho para ver se a empresa está caminhando para bater as metas e se existe algo que possa ser melhorado para facilitar esse caminho.

Vantagens de ferramentas e softwares para a gestão de cargas e fretes

Adotar ferramentas próprias para controlar os movimentos das cargas e fretes ajuda você a ter uma noção não apenas logística, mas também financeira de toda a sua operação. O principal fator do uso desses softwares é a automatização de alguns processos e as consequências que isso traz para a sua empresa. Conheça abaixo algumas vantagens!

Menos erros

Registrar os dados das suas cargas e fretes online ajuda a sua transportadora a reduzir os erros que existiriam, caso tudo isso fosse feito manualmente. Afinal, as opções já podem ser pré-programadas para quem irá utilizar a ferramenta.

Ganho de produtividade

Com esses softwares, é possível gerar orçamento de maneira automatizada, já personalizado para a carga que o cliente deseja transportar. Com essa e outras tarefas operacionais sendo feitas pelo sistema, a sua equipe perde menos tempo com processos manuais e os funcionários ficam livres para ocupar seu tempo produtivo com tarefas que garantam mais qualidade para o seu serviço.

Acompanhar o trajeto da mercadoria

Essa vantagem é bem autoexplicativa: você sabe, em todas as etapas da entrega, onde está a mercadoria e quem está responsável por ela. Assim, é possível prever com exatidão o tempo de entrega, além de conseguir agir mais rapidamente sobre possíveis problemas que apareçam no caminho (como o caminhão quebrar, por exemplo).

Registro de custos

A sua transportadora consegue manter em um só lugar uma noção de todos os custos envolvidos no processo da entrega. Assim, fica mais fácil também de você decidir se o preço cobrado está sendo justo pelas cargas e fretes com os quais você trabalha ou se está na hora de fazer alterações nos valores praticados.

Aplicativo de fretes e cargas

E se todo esse controle pudesse estar na palma da sua mão? E pode!

A gestão de transporte online está ficando cada vez mais concentrada também em aplicativos de frete. Assim, qualquer membro da equipe pode entender melhor o que está acontecendo de onde ele estiver, o que acelera os processos operacionais.

Eles ajudam também a cruzar quais caminhões que estão vazios com quais cargas existem a ser transportadas. Assim, há melhoria de:

  • Produtividade da empresa;
  • Redução de custos;
  • Possibilidade de aumento de lucratividade.

Se interessou por essa modernidade no setor de cargas e fretes? Então, conheça mais sobre a era das transportadoras digitais. Baixe o nosso eBook gratuitamente e boa leitura!