Image
Logística Inbound e Outbound: qual é a diferença?

Logística Inbound e Outbound: qual é a diferença?

Cada vez mais a logística inbound e outbound mostra-se como uma peça essencial para agregar valor com a prestação de serviços ao cliente e se diferenciar no mercado.

Para isso, é preciso que todo o processo seja coordenado e organizado ao longo da Cadeia de Suprimentos (ou Supply Chain).

É nesse contexto que a diferenciação dos conceitos de Logística Inbound e Logística Outbound mostra-se fundamental. E é por isso que decidimos abordar este tema.

Neste artigo, você vai entender quais são as características de cada um destes processos. Continue a leitura! 

O que é logística inbound?

O que é logística inbound e outbound.
#ParaTodosVerem: O que é logística inbound e outbound.

Trata-se do controle de fluxo de materiais da janela de abastecimento da cadeia de suprimentos. O processo tem início nos fornecedores e vai até a chegada à fábrica.

A logística lnbound cuida de toda a estratégia de:

  • Locomoção;
  • Recebimento;
  • Descarga da matéria-prima e produtos para a produção.

Além disso, também é responsabilidade da logística inbound o retorno das embalagens.

Portanto, a preocupação deve ser em atividades como processar informações, encontrar fornecedores e receber e verificar os materiais enviados pelos mesmos.

Como também auditar a qualidade da produção, embalar e movimentar produtos, cuidar para que o estoque seja apropriado, entre outros.

O que é logística outbound?

Logística outbound
#ParaTodosVerem: Logística Outbound.

Depois de toda entrada de material, processo de linha de produção e embalagem, vem o fator da entrega. A saída desses materiais para pontos de apoio, centros de distribuição (CDs) ou para os consumidores finais precisa de bons planejamentos e análises de cada fator. É desses pontos que a logística outbound se responsabiliza.

A esta altura, a operação logística deve cuidar, então, de toda a distribuição das mercadorias prontas até os clientes finais. Isso é feito por meio da:

  • Criação de planejamentos de rotas;
  • Contratação de operadores logísticos, de transportadoras ou de motoristas autônomos;
  • Monitoramento das entregas;
  • Planejamento de trocas e devoluções de mercadorias pelos clientes quando necessário.
TruckPad pay
#ParaTodosVerem: Aplicativo TruckPad para Transportadoras.

É importante buscar eficiência para atingir o prazo de entrega estimado. Como também prever possíveis problemas para ter um plano de reação e se prevenir.

Por que é importante diferenciar?

Tanto na logística inbound quanto na outbound o transporte das mercadorias pode ser feito por diversos modais do transporte. Além disso, ambas exigem controle das informações para melhorias.

Contudo, estes processos devem ser tratados e geridos de forma diferenciada. Isso porque os indicadores de desempenho não são os mesmos.

Veja algumas das principais diferenças:

Logística InboundLogística Outbound
Gestão de fornecedores para fabricação do produto;Embalagem do produto e endereçamento das mercadorias;
Administração e transporte dos insumos que chegam à indústria;Transporte das mercadorias e roteirização das entregas;
Gestão das embalagens que retornam.Gestão da logística reversa.
#ParaTodosVerem: Principais diferenças logística inbound e outbound.

As principais diferenças da logística inbound e outbound

Gestão de prazos na entrega

Na logística inbound a gestão dos prazos tem a cidade do fornecedor como ponto de partida e da empresa como ponto de chegada.

Enquanto na logística outbound o ponto de partida é a fábrica e o de chegada é o cliente final.

Contudo, entre o primeiro e o último ponto do processo outbound podem existir outras paradas das mercadorias. Como por exemplo CDs e pontos de apoio.

Este detalhe modifica toda a logística de entrega e planejamento.

Custos e estratégias para redução dos mesmos

Os custos totais de cada um dos processos também varia bastante. Diferentes estratégias nos dois processos influenciam totalmente no custo tanto para a empresa quanto para o consumidor final.

Em outbound, por exemplo, quando se tratar de armazenagem simples, centros de distribuição compartilhados em regiões estratégicas é uma forma eficiente de reduzir gastos e satisfazer expectativas com relação ao serviço realizado e disponibilidade do produto oferecido.

Já na logística inbound, a chave para cortar custos desnecessários é a comunicação clara. Invista em bom entrosamento entre equipes de almoxarifado e compras.

Dessa forma, acabará os atrasos na entrega ou entregas antecipadas de fornecedores sem aviso prévio, causando excesso de estoque.

Especificidades de cada processo

Existem ainda muitas outras especificidades de cada etapa que devem ser levadas em conta.

Em outbound, por exemplo, a empresa precisa considerar a gestão de tempo e gastos para a coleta de produtos devolvidos por defeito ou troca pelo consumidor final.

Em contrapartida, em inbound o negócio deve se preocupar com indicadores de abastecimento de matéria prima e distribuição interna, tendo processos bem definidos para evitar atrasos, estoques defasados ou superlotados e perda de produtos na operação.

Conclusão

Concluindo, apesar das grandes diferenças apresentadas aqui (e de muitas outras!) entre inbound e outbound, é necessário que ambas estratégias trabalhem juntas e de forma integrada.

É dessa forma que a empresa consegue sucesso na gestão logística.

Por isso, atente-se às melhores práticas em cada um dos processos e garanta que a sua empresa tenha um controle geral das etapas.

Ficou alguma dúvida? Deixe pra gente nos comentários!