Image

Marketplace de fretes para transporte de cargas? Entenda tudo sobre!

Contrate autônomo no marketplace de cargas TruckPad.
#ParaTodosVerem: Contrate autônomo no marketplace de cargas TruckPad.

Marketplace de cargas nada mais é que um modelo de negócio bastante popular no mundo digital. Na prática, ele funciona como um shopping virtual, ou seja, é uma plataforma 100% online que reúne vários prestadores de serviços em um só ambiente.

É um lugar que busca conectar oferta e demanda de maneira prática.

Por meio dessa ferramenta, os clientes podem encontrar e pesquisar profissionais especializados na demanda que precisam e escolher qual deles se adequa melhor às suas necessidades.

Como desdobramento do marketplace, temos outro conceito relacionado especialmente ao universo logístico: o marketplace de cargas.

A definição é a mesma, o que muda aqui é o setor: nesse caso, a plataforma de marketplace oferece apenas serviços relacionados ao transporte de cargas.

Dessa forma, a ferramenta conecta basicamente transportadoras ou embarcadores a caminhoneiros autônomos.

Quer saber mais sobre o tema? Fique com a gente! Neste artigo, vamos:

– explicar o que é o marketplace de cargas;

– falar sobre como funciona essa plataforma;

– comentar os principais benefícios em aderir ao marketplace especializado em logística no seu negócio;

– apresentar outro conceito relacionado bastante relevante: nova economia.

O que é marketplace de cargas? Veja também exemplos

O conceito que vem do mundo digital para a logística tem como principal objetivo conectar demandas.

Ou seja, a finalidade, de maneira geral, é unir quem tem uma demanda de serviço (transporte da carga) com quem está disponível para executá-la (caminhoneiro).

Como exemplo prático do dia a dia, temos o Uber. O grande objetivo desse aplicativo é conectar um motorista com carro disponível com uma outra pessoa que precisa ser transportada de um ponto A para outro ponto B.

Da mesma forma, esse processo pode acontecer com demandas logísticas por meio da ferramenta de marketplace. Só que, nesse caso, a demanda de serviço é o transporte de produtos.

Sendo assim, a plataforma de marketplace para cargas busca conectar o motorista autônomo com caminhão disponível a uma empresa que precisa que uma determinada mercadoria seja transportada. 

E já existem soluções como essa disponíveis no mercado: um exemplo é o TruckPad.

Por lá, é possível localizar, pesquisar e contratar diversos motoristas autônomos disponíveis, com caminhões prontos para realizar o serviço de transporte.

Mas como funciona a plataforma de marketplace de cargas?

A ferramenta é 100% digital e, na maioria dos casos, pode ser acessada por meio do computador e também do celular.

Normalmente, a plataforma web é mais completa e traz mais funcionalidades. Já no app, o destaque é a facilidade de publicar uma carga e encontrar motoristas rapidamente.

A plataforma conta com dois acessos basicamente: um para a transportadora e outro para o motorista. É importante ter essa diferenciação para que não haja confusão.

Afinal de contas, as demandas são diferentes de cada perfil. 

Versão da transportadora

É a transportadora que divulga a oferta de serviço. São solicitadas informações padrões, como preço a ser pago, endereço de coleta e entrega, mercadoria a ser transportada, seu peso, veículo necessário para o transporte etc.

É obrigatório preencher esses campos na hora de fazer o anúncio na maior parte das plataformas.

Isso porque é uma forma que a ferramenta de marketplace tem de garantir a qualidade do que é ofertado e evitar que anúncios recebam menos interações dos motoristas.  

Após realizar a oferta e publicá-la, ela ficará disponível na ferramenta para que os caminhoneiros interessados e dentro do perfil desejado entrem em contato com a transportadora.

Na plataforma TruckPad, ainda é possível realizar toda essa etapa de troca de mensagens no mesmo ambiente.

Versão do motorista autônomo

Por outro lado, o caminhoneiro autônomo vai utilizar a ferramenta de outra forma. Ele terá acesso à página com todas as ofertas feitas pelas diversas transportadoras cadastradas.

No ambiente, ele poderá filtrar a demanda que pode assumir. Nesse momento, é importante que ele confira se todos aqueles requisitos descritos estão de acordo com a sua realidade.

Quer um exemplo prático disso? Em algumas mercadorias, é fundamental que o caminhoneiro possua uma carroceria específica para realizar o transporte.

Por isso, o motorista deve ficar atento a esses critérios para não causar nenhuma frustração para si e até para a transportadora. 

Por que sua transportadora deve utilizar um marketplace de cargas para o seu negócio

1. Contrato mais econômico para a empresa

O motorista contratado por meio do marketplace será um prestador de serviço e não um funcionário com vínculo trabalhista com a empresa, ou seja, ele não terá carteira de trabalho assinada.

Por conta disso, o caminhoneiro autônomo acaba sendo uma opção bem mais barata para a transportadora, que não vai precisar arcar com despesas listadas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), como: 

– salário fixo mensal;

– férias;

– INSS (Instituto Nacional do Seguro Social); 

– possíveis afastamentos;

– outros benefícios (vale alimentação, vale refeição, assistência médica ou odontológica, entre outros exemplos). 

💡 Saiba mais: Como fazer um contrato de agregamento [modelo padrão]

No caso do motorista autônomo, a empresa deve apenas assumir o pagamento do frete e respectivos custos operacionais do frete, como: combustível, pedágio e impostos.

2. Não precisa se preocupar com a manutenção do veículo

No caso de contratação de caminhoneiros autônomos, a empresa também não precisa se preocupar com manutenção de veículo.

Ou seja, mais economia para o bolso no fim do mês. Isso porque, com o motorista autônomo, a empresa contratante precisa se responsabilizar apenas com o pagamento do frete, que inclui gastos somente com pedágios e combustível. 

3. Possibilidade de diversificar a equipe de motoristas

Uma das principais vantagens de adotar o modelo marketplace é que, com ele, torna-se possível contratar caminhoneiros de qualquer lugar do país.

São mais de 900 mil opções de contratação, número aproximado de Transportadores Autônomo de Cargas, os TACs, de acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). 

A diversidade é uma grande vantagem competitiva para qualquer negócio. No setor de transporte, por exemplo, ter acesso a pessoas que moram em diferentes regiões garantem mais praticidade, segurança e economia.

Além disso, a diversidade tem a ver também com os recursos os quais o motorista dispõe.

Por meio do marketplace de cargas, é possível encontrar diversas opções de veículos e carrocerias, disponíveis para rodar por todo o território nacional.

Com isso, você tem acesso a um portfólio variado de tipos de transporte que vão facilitar a sua vida. Já imaginou o quanto você gastaria para ter todos esses recursos disponíveis na garagem da sua transportadora?

Frete ConvencionalMarketplace de fretes
Envolve TerceirosElimina gastos com terceiros
 Possibilidade de pagamento irregularComprovação de renda e pagamento legal
Chance de roubo de cargaSegurança para o motorista e transportadora
Contratação por meios ilegaisTransparência nos impostos
Fretes sem comprovação legalFretes com comprovação
Pagamento em espéciePagamento 100% digital
#ParaTodosVerem: Diferenças entre o marketplace e fretes convencionais.

O que o Marketplace de cargas tem a ver com Nova Economia?

O conceito de marketplace se apoia na Nova Economia. Já ouviu falar nesse outro termo? Criado em 1990, ele se refere a um novo modelo de compra e venda de produtos e serviços.

Aliado ao avanço tecnológico, a Nova Economia faz uso de tecnologias, como a Internet, nas facilidades de comunicação e transferência de informações para fazer negócio.

A Nova Economia acredita na agilidade e no desenvolvimento de soluções eficientes que atendam, de fato, a realidade dos consumidores.

Baseada em análises de dados e na experiência dos clientes, empresas inspiradas nesse conceito agem rápido, respondem com agilidade às mudanças do mercado e às necessidades do comprador.

Da mesma forma acontece com os serviços. A partir de novas tecnologias e desse conceito de Nova Economia, termos como o marketplace surgem dessa necessidade dos clientes de economizar e conseguir de maneira independente contratar prestadores de serviços.

Marketplace de fretes TruckPad

Marketplace de fretes pioneiro.
#ParaTodosVerem: Marketplace de fretes pioneiro.

é o primeiro aplicativo desenvolvido para caminhoneiros e empresas de transporte, disponibilizando em smartphones um marketplace em que cargas são oferecidas e caminhoneiros escolhem os fretes de interesse. 

Com cargas confiáveis, pagamento rápido e uma equipe de suporte durante toda sua jornada, tenha uma vida melhor para você e sua família.

Tenha acesso ao Clube de Vantagens exclusivo para você, amigo motorista.

Marketplace de fretes
#ParaTodosVerem: Clube de benefícios dentro do nosso Marketplace de fretes.

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios?

Então, continue por aqui. Sempre divulgamos textos com as principais novidades do setor!

Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter na parte inferior do blog. 

Até a próxima!