Image
Qual é a melhor hora para agregar caminhão?

Qual é a melhor hora para agregar caminhão?

Você sabe o que é agregar caminhão? Essa é uma maneira alternativa de relacionamento entre caminhoneiros autônomos e transportadoras para dar mais segurança financeira aos motoristas e ampliar as possibilidades de negócio das empresas.

No artigo de hoje, explicamos em detalhes as suas vantagens, desvantagens e funcionamento, para que você possa entender se essa é uma boa escolha para a sua transportadora. Confira!

O que é agregar caminhão?

Agregar caminhão significa que a transportadora e o caminhoneiro firmam um acordo, através de contrato, no qual o motorista irá trabalhar de forma fixa para a empresa, fazendo entregas de produtos por um valor fixo mensal ou quantias acordadas previamente.

Assim, nessa forma de relação de trabalho, é comum que os motoristas sejam remunerados de 3 formas:

  • recebendo um valor fixo por mês, independente do número de entregas;
  • recebendo um valor fixo por entrega;
  • recebendo um percentual do valor do frete.

O agregamento de caminhão pode ser uma prática lucrativa para as transportadoras e é especialmente útil quando há a necessidade de crescer consideravelmente a frota, mas a transportadora não possui ou não deseja investir os recursos necessários para comprar e manter novos veículos.

Vantagens e desvantagens de agregar caminhão

A melhor maneira de descobrir se agregar caminhão é uma boa ideia para a sua transportadora é analisar o que isso pode agregar para a empresa. Como, por exemplo, os pontos a seguir:

Vantagens

1. Redução de custos

Comprar novos veículos para a frota e fazer a sua manutenção são dois dos gastos mais pesados no orçamento de uma transportadora. Por isso, agregar caminhão possibilita que você reduza custos nesse sentido: apesar da empresa ainda fornecer ajudas financeiras ao motorista para lidar com a manutenção, não é de responsabilidade da transportadora arcar com ela integralmente e nem lidar com os custos de depreciação do veículo. 

2. Alto potencial de lucro

Em uma situação de agregamento de caminhão, os custos mais altos de operação ficam por conta da transportadora. Enquanto custos como seguros e consertos não são tão frequentes, especialmente se os veículos forem novos e estiverem bem cuidados.

Porém, o aumento nos lucros é diário, conforme novos serviços são fechados. Com tanto que a empresa se mantenha angariando novos clientes, o potencial de escalabilidade dos negócios e da receita ao agregar caminhão é muito grande.

Desvantagens

1. A manutenção pode acabar gerando prejuízo

Veículos mais antigos ou que já passaram por muitos acidentes podem acabar trazendo despesas inesperadas com manutenção, como na troca de peças, necessidades de regulagens constantes e consertos. Além disso, toda vez que o veículo está parado na oficina significa que ele não está operando e trazendo o lucro dos fretes.

Por isso, uma boa ideia antes de fazer o agregamento de caminhão é selecionar veículos mais novos (as práticas de mercado têm aceitado caminhões de até 10 anos).

2. Os lucros também serão divididos

Enquanto em uma operação normal, na qual os caminhões são propriedade da empresa, 100% do lucro fica para a transportadora, no caso do agregamento de caminhão o lucro do serviço também vai parcialmente para o motorista.

Uma forma de tentar contornar perdas muito altas é tentando fechar contratos em que o motorista ganhe um salário fixo por mês, assim, uma vez pago o seu ordenado, naturalmente todo o lucro restante é da transportadora. Margens percentuais de ganhos sobre cada serviço também podem ser negociadas, já que a transportadora está entrando nessa parceria com o que é mais valioso nesse ramo: o cliente.

3. Existem custos fixos trabalhistas

Uma prática comum no agregamento de caminhão é o motorista tentar negociar que a sua carteira seja assinada pela transportadora ou que ele tenha direito a alguns benefícios trabalhistas, como alimentação, 13º salário e férias remuneradas. Aceitar essas condições é uma maneira de construir uma relação saudável e sólida com esses funcionários.

Porém, isso implica em um custo a mais na hora de agregar caminhão. Por isso, tenha em mente que, com esse custo fixo, é importante garantir que o seu time de vendas esteja a todo vapor, indo atrás de novos clientes para garantir que esse valor seja sempre coberto pelos fretes feitos.

Como agregar caminhão: saiba o que exigir

Sua transportadora está procurando caminhão para agregar? Saiba como evitar prejuízos com a documentação certa.

Documentação do caminhoneiro

O importante aqui é entender se o motorista está habilitado para exercer essa profissão, como é a sua direção e se ele é confiável, evitando situações de risco, como furtos de carga. 

  • CNH
  • Pontuação da CNH
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Carteira de Trabalho
  • RNTRC – Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga
  • Ficha criminal
  • Processos cíveis e criminais
  • Situação fiscal (regularidade com a Receita Federal e restrição em órgãos como SPC e SERASA)
  • Exames médicos (checar problemas de saúde prévios ao agregamento de caminhão)
  • Cursos e especializações no transporte de cargas específicas

Documentação da empresa do caminhoneiro

Caso o motorista seja proprietário da sua própria empresa de transporte, peça:

  • Comprovante de CNPJ
  • Comprovação de que a empresa está ativa
  • RNTRC – Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga

Exigências do caminhão

Aqui, você irá avaliar o estado do veículo e outras exigências para a atividade de transporte.

  • CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo
  • IPVA em dia
  • DPVAT em dia
  • Revisão no caminhão (checar avarias prévias ao agregamento de caminhão)
  • Documento com certificado de vistoria
  • Existência de um rastreador GPS (exigência para seguradoras)
  • Seguro veicular contra acidentes, roubos e danos a terceiros

O contrato de agregamento de caminhão

No quesito legal, a transportadora deve se preparar para agregar caminhão com um contrato completo entre as partes. Alguns dos tópicos que devem ser estabelecidos:

  • Como é feita a remuneração do motorista
  • Exigências de comprovação para agregar caminhão
  • Divisão de possíveis despesas (manutenção, gasolina, seguros e acidentes)
  • Direitos trabalhistas do caminhoneiro
  • Duração e dias da jornada de trabalho (já que a maior parte dos motoristas têm seus próprios clientes e fazem serviços paralelos ao agregamento de caminhão)  

O agregamento de caminhão permite que a transportadora divida os custos mais altos da sua operação (compra de novos veículos para a frota e manutenção da mesma) e, ao mesmo tempo, escala as possibilidades de ganho. Afinal, sua frota estará maior e você poderá fazer mais entregas paralelamente.

Entretanto, para garantir que você não tenha prejuízos, é importante ter cuidado ao agregar caminhão. Ou seja, fazer uma seleção criteriosa tanto de motoristas, quanto de veículos, além de uma elaboração cuidadosa do contrato de vínculo entre transportadora e caminhoneiro.

Então, gostou do artigo? Viu se faz sentido agregar caminhões na sua operação? Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral. Sempre divulgamos, neste blog, informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível.

Até a próxima!