Image

7 dicas para implementar operações logísticas no seu negócio

As operações logísticas surgem no mundo empresarial com o objetivo de reduzir os custos da cadeia de suprimentos. Ou seja, isso é olhar para todo o processo da atividade da empresa, da chegada da matéria-prima até a entrega para o cliente final, e otimizá-lo.

Além disso, essas atividades também vão ditar a relação com os parceiros e fornecedores, além de tentar garantir a produtividade da mão-de-obra. Parece um esforço complexo, não é mesmo?

Mas não precisa ser assim tão difícil: existem maneiras de tornar a gestão de operações de logística mais fácil para qualquer operador logístico envolvido nela. Acompanhe o nosso artigo para saber:

  • Como funcionam as operações logísticas;
  • As vantagens dessa gestão;
  • 7 dicas para implementar no seu negócio.

Como funcionam as operações logísticas?

Os operadores logísticos são aqueles que, no geral, prestam serviços para empresas terceirizadas para oferecer serviços como:

  • Armazenagem;
  • Gerenciamento de transportes;
  • Controle de estoque.

É claro que cada empresa se divide de um jeito particular, mas, de maneira geral, cada setor tem uma função diferente paras as operações logísticas. Leia em detalhes a função de cada serviço:

Armazenagem

Aqui, o operador logístico é responsável por receber as mercadorias do cliente, estocá-las, saber de que cliente são, para onde vão e quando. Além disso, são também responsáveis por evitar avarias nos produtos.

Controle de estoque

Responsável por comprar, anotar os usos e repor as peças usadas para a manutenção dos veículos, óleos para motores, pneus, tacógrafos, gasolina para mantê-los abastecidos e quaisquer outros materiais necessários para a atividade do transporte.

Em alguns casos, é também responsável por manter os veículos abastecidos e bem cuidados, assumindo uma função de manutenção preventiva.

Gerenciamento de transportes

Responsável por planejar qual veículo será dirigido por qual motorista, passando por qual rota, durante qual período, transportando qual mercadoria, para ser entregue em qual lugar e para qual cliente.

Vantagens da gestão de operações de logística

As operações logísticas oferecem incontáveis benefícios para todas as áreas envolvidas. Mas, vamos focar aqui nas 3 grandes vantagens que elas podem trazer para a sua transportadora como um todo.

Redução de custos

Sim, é para isso que servem as operações logísticas. Mas o importante aqui é se atentar para abaixar o custo sem uma perda na eficiência do trabalho.

A ideia é usar a tecnologia e o planejamento para organizar os processos, dar mais visibilidade a todos de quais são as etapas cumpridas, enxergar os gargalos no processo e agir para melhorá-los. Assim, há um ganho de agilidade também para contornar os problemas, como mercadorias roubadas ou veículos quebrados.

Fidelização do cliente

Sabe esse ganho de agilidade na resolução dos problemas sobre o qual falamos aqui em cima? Isso beneficia também o cliente!

As operações logísticas vão permitir uma maior transparência no trato com o cliente, o cumprimento dos prazos e uma entrega da mercadoria em perfeito estado de conservação. Com isso, você supera às expectativas e mantém ele sempre por perto.

Como resultado, a empresa vai construindo uma carteira de clientes fiéis e garante um faturamento a longo prazo. É o cenário ideal, não é mesmo?

Mais sinergia na empresa

Quando todos sabem o que é responsabilidade de cada um e em que etapa algo está sendo feito, fica mais fácil para que trabalhem conjuntamente. Afinal, os funcionários passam a ter a noção de que, se atrasarem a sua parte, estarão prejudicando os demais.

As operações logísticas são responsáveis justamente por isso: fazer com que o todo funcione. Por isso, os responsáveis por fazer com que ela funcione vão trabalhar em proximidade com muitos outros setores, até conseguir que a empresa aja como um grande organismo único.

Operações logísticas: boas práticas

Se você não tem muita certeza de por onde começar a revolucionar as operações da sua transportadora, não tem problema! Listamos aqui algumas dicas para você saber como começar esse trabalho no seu negócio também.

1. Tudo começa no planejamento

Mapear e planejar: não tem segredo, esses são os pontos de partida de qualquer gestão de operações de logística. Comece entendendo todas as etapas do trabalho de cada setor. Remova do caminho etapas desnecessárias, que agregam pouco valor e atrasam o ritmo da produção.

Em seguida, trace um planejamento passo a passo, que contemple da cadeia de produção à distribuição. Estabeleça cuidadosamente os processos que devem ser seguidos, além de quais são as responsabilidades de cada área e funcionário.

Nessa etapa, o importante é ter mente como melhorar as variáveis que afetam o prazo das suas entregas.

2. Trabalhe com o que é viável

Não adianta exigir o impossível. Estabeleça sempre objetivos que a sua equipe tenha capacidade de cumprir sem ter que exaurir suas energias para isso.

Lembre-se: se o time está sempre exausto e estressado, isso gera uma frustração que vai acabar refletindo nas entregas do trabalho. Não arrisque a qualidade do serviço!

3. Reforce a parceria

Alguma etapa do processo depende de fornecedores ou parceiros comerciais? Não se esqueça de conversar sobre a sua estratégia logística com eles e deixá-los a par do que você está implementando.

É importante alinhar processos e expectativas porque o trabalho deles também deve ser mensurado e avaliado. Afinal, qualquer problema decorrente do trabalho deles também pode afetar a percepção da sua entrega.

4. Não tenha medo da tecnologia

Os softwares que apoiam as operações logísticas são importantes aliados para comandar essa orquestra entre os setores.

Portanto, use a tecnologia para automatizar o que pode ser automatizado e fazer com que a equipe perca tempo apenas com o que é necessário. Além disso, garanta um software que ajude a medir a produtividade das operações e acompanhar de perto as etapas do processo. Assim você vai saber onde a carga está, fazer a gestão dos caminhões e rastrear as entregas.

Para isso, defina quais são os indicadores de desempenho relevantes para as suas atividades e acompanhe-os de perto!

5. De olho no cliente

Observe de perto e meça em gráficos e números o comportamento de consumo do seu cliente. Tente entender do que ele precisa e com qual frequência. Assim, você garante que terá caminhões disponíveis e abastecidos para quando ele costuma usar os seus serviços, sem que os recursos precisem ficar ociosos por muito tempo.

6. Caindo na estrada

Todos os procedimentos das operações logísticas foram seguidos no escritório? Hora acelerar na estrada!

Trace as rotas pensando nos caminhos mais seguros (para não acabar perdendo a carga) e com as melhores estradas. Afinal, a segurança do motorista e a integridade do veículo podem acabar tendo custos altos com manutenção e indenizações.

Pense também onde e quantas serão as paradas, afinal, o motorista não pode ser sobrecarregado. Por fim, tente optar pelos caminhos com menos pedágios e menos fatores que possam fazer a velocidade do caminhão variar, o que causa um maior gasto de gasolina.

7. Atenção aos funcionários

Você fez um belo processo de recrutamento, escolheu a dedo cada colaborador. Isso quer dizer que eles estão prontos para fazer um bom trabalho? Errado!

Faça treinamentos para que ele entenda o que é esperado dele e quais processos deve cumprir. Se você estiver usando alguma ferramenta para automatizar processos, o treinamento é ainda mais importante! E, no quesito motivação, aja em conjunto com o RH para movimentar atividades que mantenham os funcionários engajados. Afinal, quem está satisfeito no seu trabalho produz melhor.

Acompanhar e monitorar as operações logísticas da sua transportadora permite que a empresa ganhe competitividade no mercado e construa um relacionamento saudável com os clientes. Isso pode significar a sobrevivência do seu negócio, ainda mais em épocas de crise, onde todos tentam cortar gastos. Gostou do tema operações logísticas? Então veja só os outros posts que nós temos sobre o assunto para agregar a sua transportadora!

Obrigado por ler até aqui!